Confira os sites mais acessados da Paraíba!

Ranking com credibilidade e confiança!

Avalie os políticos da Paraíba!

Você pode ver e votar nos políticos do Estado.

OS FRUTOS DO SERTÃO SÃO RENTÁVEIS

OS FRUTOS DO SERTÃO SÃO RENTÁVEIS - Otávio Sá Leitão
O Sertão Nordestino é rico em diversidade de plantas que poderiam ter seus frutos melhor aproveitados. Sabe-se que a quantidades de umbu, siriguela, cajarana, cajá, ata, cajú, etc., que se perdem no interior é de impressionar.
 
Esse potencial poderia ser melhor utilizado por jovens, mulheres e muitos homens ociosos, que não são despertados para aprender formas simples de prepará-los ou acondicioná-los para ingressar com os mesmos no mercado, gerando-lhes trabalho, renda e outros benefícios sociais e econômicos.
 
Os órgãos que cuidam da assistência técnica, extensão, aprendizagem rural, e financiamento agropecuário (EMBRAPA, SEBRAE, BNB, EMATERCE e SENAR) têm conhecimento e o dever de empreenderem ações para implementar programas de crédito, treinamentos, feiras, excursões e outras estratégias, a fim de melhorar o aproveitamento desse potencial que o sertão tem em termos de frutos regionais.
 
Colegas que trabalham em empresas ligadas ao ramo agrícola, alegam que, atualmente, o cenário vem mudando no meio rural, onde os jovens são treinados e já estão bem mais interessados em conviver e extrair renda das espécies florísticas locais de cada região.

Fonte: blog do Antonio morais,

Comentários