Confira os sites mais acessados da Paraíba!

Ranking com credibilidade e confiança!

Avalie os políticos da Paraíba!

Você pode ver e votar nos políticos do Estado.

Saiba quanto custam os presos para os brasileiros

Saiba quanto custam os presos para os brasileiros - Otávio Sá Leitão

O site G1 divulgou um estudo inédito sobre o custo por preso no sistema penitenciário dos estados brasileiros. O custo varia muito de estado para estado. E a diferença entre o estado que paga menos e o que paga mais é de 340%. Um criminoso preso custa para os brasileiros, em média, 1.800 reais por mês.

 

O estudo foi feito pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (Pnud). 

O valor de 1.800 reais é uma média ponderada levando em conta a população carcerária de todos os estados.

 

É em Pernambuco que o preso custa menos ao povo: 955 reais por mês. No estado do Tocantins, por sua vez, o custo mensal de cada preso é de 4.200 reais. Acre, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima e Santa Catarina não disponibilizaram os dados para o estudo.

A variação do custo com alimentação por preso também varia muito. Pernambuco tem o menor valor com 176 reais mensais por criminoso, enquanto o Amazonas gasta 1.145 reais por mês.

Os custos que são levados em conta para chegar ao valor total são aqueles com pessoal (salários dos agentes e outros encargos), transporte, material de limpeza, água, luz, telefone, lixo, esgoto, itens de higiene, alimentação, atividades educacionais, recursos de saúde, entre outros.

Fonte: Nova Iguaçu 24 horas.

Comentários