Vladimir Putin Criminoso de Guerra: Míssil Russo Atinge Civis em Shopping Center na Ucrânia

Vladimir Putin Criminoso de Guerra: Míssil Russo Atinge Civis em Shopping Center na Ucrânia - Otávio Sá Leitão

por angelica ca e paulo eneas
Um ataque com mísseis russos atingiu um shopping center lotado de civis ucranianos na cidade de Kremenchuk, no centro da Ucrânia, matando cerca de quinze pessoas e deixando cerca de outros quarenta civis feridos na tarde desta segunda-feira (27/06), segundo informou o governador local, Dmytro Lunin.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou em uma publicação no aplicativo Telegram que o número de vítimas era “inimaginável”, citando relatos de que mais de mil civis estariam no interior do shopping no momento do ataque. Não houve confirmação de fonte independente sobre o número de pessoas que estariam no local atacado.

Zelensky disse que o shopping não representava “nenhuma ameaça ao exército russo” e que não possui qualquer “valor estratégico”. Imagens da cena do ataque mostraram nuvens gigantes de fumaça preta saindo do prédio do shopping envolto em chamas, enquanto equipes de socorro de emergência corriam para o local.

Bombeiros e soldados foram vistos removendo destroços metálicos enquanto procuravam por sobreviventes. De acordo com o governador de Kremenchuk, Dmytro Lunin, pelo menos treze mortes de civis haviam sido confirmados após o início das operações de socorro.


Segundo a Força Aérea da Ucrânia, os invasores russos atacaram o shopping com mísseis X-22 disparados de bombardeiros de longo alcance Tu-22 M3. As aeronaves de ataque russas saíram da localidade de Shaykovka. Logo após o ataque, seis mortes de civis foram imediatamente identificadas e dezenove pessoas foram hospitalizadas.

Forças ucranianas da capital Kiev foram enviadas ao local do ataque em suporte aos socorristas. Logo após o bombardeio, o primeiro-ministro ucraniano Denis Shmygal enfatizou que a Ucrânia necessita de sistemas modernos de defesa aérea e que Rússia precisa ser vista como país patrocinador do terrorismo.

A última atualização oficial informava um total de dezesseis civis mortos, sessenta feridos e mais de quarenta desaparecidos em decorrência do ataque russo, que tem todas a características de crime de guerra. Um total de vinte e cinco pessoas seguem hospitalizadas.  Fonte: India Today | Gazeta do Povo.


 

 

 
 
 

Fonte: Critica nacional


Participe do nosso grupo MÍDIA LIVRE no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/J1XtopqyAuU1L7NZugWTKb

Comentários