Confira os sites mais acessados da Paraíba!

Ranking com credibilidade e confiança!

Avalie os políticos da Paraíba!

Você pode ver e votar nos políticos do Estado.

Petistas chegaram a comemorar decisão da ONU. Alguns acharam que Lula seria solto

Petistas chegaram a comemorar decisão da ONU. Alguns acharam que Lula seria solto - Otávio Sá Leitão

A euforia de apoiadores do ex-presidente Lula tomou se espalhou nas Redes Sociais nesta sexta-feira, 17, após a divulgação da recomendação do Comitê de Direitos Humanos da ONU de garantir ao petista a manutenção de seus direitos políticos, mesmo condenado e preso. Muitos chegara a compartilhar a informação de que o Comitê havia mandado soltar Lula e chegaram a comemorar a decisão.

Outros, menos eufóricos, também comemoraram a recomendação, acreditando que Lula poderia concorrer à Presidência nas eleições de outubro, mesmo estando preso. No final da tarde, o governo brasileiro divulgou uma nota informado considerar “sem efeito juridicamente vinculante” a decisão do Comitê da ONU qualquer direito ausente na legislação brasileira. Por meio de nota, Ministério das Relações Exteriores afirmou que as conclusões do comitê têm apenas caráter de recomendação.

O Itamaraty sublinhou que a delegação permanente do Brasil em Genebra não foi previamente avisada de sua manifestação sobre o caso do ex-presidente nem recebeu do comitê pedidos de informação sobre o mesmo processo. Também declarou que o órgão da ONU não é integrado por países, mas por “peritos que exercem a função em sua capacidade pessoal”.

Ao final da noite, a alegria entre os apoiadores de Lula havia arrefecido. O petista continuará preso nas instalações da Polícia Federal em Curitiba, cumprindo sua pena de 12 anos e um mês de prisão, relativa à condenação no caso do triplex do Guarujá. 

Comentários