MPF Cobra Da Caixa 5 Bilhões Por Prejuízos Causados Por Corrupção Do PF

MPF Cobra Da Caixa 5 Bilhões Por Prejuízos Causados Por Corrupção Do PF - Otávio Sá Leitão

São Paulo, quinta-feira 23 de junho de 2022 – Hoje foi noticiado que há um rombo no fundo de pensão dos servidores do Banco Caixa Econômica Federal. Este valor em aberto foi provocado após operações ilícitas investigadas pela Operação Greenfield, como parte das operações Lava Jato.

Assim, o procurador Anselmo Lopes, do MPF em Brasília, deu entrada em uma ação civil pública estabelecendo que a Caixa deverá indenizar a Funcef em R$ 5 bilhões. Este valor é equivalente ao prejuízo provocado no fundo pensionário dos servidores; e colaboradores do banco após investimentos ilícitos feitos com esta quantia durante a gestão do PT.

 

 

Conheça mais sobre a Operação Greenfield da MPF que expõe inúmeros esquemas de corrupção

Esta é a primeira ação similar desde que a Operação Greenfield que é decorrente da Lava Jato estabelece. A partir da descoberta dos esquemas de corrupção envolvendo aplicação de recursos dos fundos de pensão. 

Segundo o procurador: 

“Além disso, foi estabelecido que em razão de influências políticas, foram escolhidas pela CEF aquelas pessoas que exerceram cargos-chaves na Funcef, permitindo a instrumentalização deste fundo de pensão para investimentos que atendiam interesses políticos dominantes, pois teriam sido rechaçados caso tivessem sido escolhidos diretores realmente diligentes e que estavam preocupados com o patrimônio da Fundação”. 

 

Dessa forma, a má escolha de ditos dirigentes teve consequências no seu próprio patrimônio, causando prejuízos para a Funcef. A partir da sentença do MPF os R$ 5 bilhões cobrados serviriam como uma forma de abatimento de ditas contribuições extraordinárias.

Assim, sendo cobradas pela Funcef dos aposentados e aqueles que são participantes ativos, permitindo que o rombo de gestões anteriores seja coberto.  Assim, a Caixa Econômica Federal terá que custear com todas aquelas contribuições extraordinárias que ficaram fora, até que o limite dos valores seja alcançado.

Fonte: News Atual


Participe do nosso grupo MÍDIA LIVRE no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/J1XtopqyAuU1L7NZugWTKb

Comentários