Confira os sites mais acessados da Paraíba!

Ranking com credibilidade e confiança!

Avalie os políticos da Paraíba!

Você pode ver e votar nos políticos do Estado.

Mas o que é Politica?

Mas o que é Politica? - Otávio Sá Leitão

Inicialmente é triste constatar que a maior força empregada no Brasil, país considerado democrático, é usada para produzir ricos e não riqueza. O próprio termo RICO é uma definição de pobreza, pois onde existem ricos também existem pobres. Para entendermos melhor essa questão vamos comparar os países. Um desenvolvido, como a Alemanha e o outro subdesenvolvido como o Brasil por exemplo.

Dados recentes mostram elevado índice de distribuição de riqueza na Alemanha, o país exporta tecnologia para o mundo, inclusive para o Brasil, possui IDH elevado com taxa de mortalidade infantil próxima de zero. Já no Brasil, temos uma minoria muito rica e uma maioria esmagadora de pobres, inclusive um considerável percentual abaixo da linha de pobreza. Não produz riqueza, importa tecnologia de vários países de primeiro mundo inclusive da Alemanha. O Brasil é um país que está entre os mais corruptos do mundo, isso quer dizer que a política é uma ferramenta de enriquecimento próprio, ao invés de ser aplicada na produção de riqueza e  crescimento econômico do país, ou seja geração de emprego e renda. 

Ma isso tem uma explicação: enquanto houver a aplicação e predomínio da idéia de crescimento individual, uma das vertentes pregadas pelo capitalismo, o país continuará no subdesenvolvimento. O Brasil é um país de 3º mundo onde há altos índices de corrupção por parte das pessoas escolhidas como representantes e que deveriam cuidar do interesse da maioria.

Numa empresa capitalista que queira se manter competitiva no mercado, o investidor ou patrão jamais manterá no seu quadro de funcionários um empregado que não produza o esperado ou traga algum retorno financeiro, cumprindo as metas de crescimento.  Todos devemos cumprir metas e delas devem prestar contas. Então avaliem, por que devemos manter na administração do país, alguém a qual pagamos quase 40% do que é produzido, ou dos nossos ganhos e não termos nenhum tipo de retorno? Por que nós bancamos a vida boa que os vereadores, prefeitos, deputados, senadores, governadores e o presidente levam, altíssimos salários e impunidade são apenas alguns dos benefícios que nós damos á eles. 

Nós , "o povo brasileiro" estamos mal acostumados no trato com essa classe política, o médico que cuida da nossa saúde teve que estudar mais de 10 anos para prestar um atendimento especializado e sem dúvidas merece o nosso respeito. Um político normalmente vem de representação popular, da comunidade, e não é exigido nenhum grau de escolaridade. Podem ser filhos de políticos, e são treinados para vender uma idéia, ferramenta que não os obriga a cumprir o que "prometem". E de promessa em promessa o país caminha sempre na direção e no interesse de uma minoria, deixando a maioria da sociedade "á espera de um Milagre!"

 Obs: Não quero que pensem que sou contra a ascensão de líderes comunitários á cargos representativos, afinal eles convivem com as dificuldades locais e conhecem o problema de perto. Sou contra oque eles se tornam com tempo no poder! A maioria se esquece das suas comunidades, ou só lembram delas apenas em períodos eleitorais. 

 

O que é POLÍTICA?

 

                      Para responder a essa pergunta vamos ter que voltar no tempo. Muitas traduções e versões existem para uma mesma sistemática. Muitos consideram a Política como arte, mas existem aqueles que fazem dessa arte uma forma de enganar as pessoas e tirar proveito próprio de bens comuns. Mas como estudiosos que somos desse assunto vamos á fundo buscar a informação correta.

                      Sendo assim, temos que, "A Política" é uma derivação grega, que em seu sentido original significava “Politikos” e está relacionada á cidade, porém o conceito de polis é mais abrangente do que cidade, entre os séculos 8 e 6 ac. Surgiram na Grécia as “polis”, cidades-estado, estas eram quase que como países atuais, Esparta e Atenas são as mais famosas, inicialmente a palavra política fazia referencia a tudo o que é urbano, civil, público, este significado expandiu-se com a obra Política de Aristóteles (384-322 ac.), onde passou a designar-se política como a arte ou ciência do governo, durante muito tempo passou a designar os estudos dedicados à atividade humana que de alguma forma se relacionam ao governo, porém na atualidade representa as atividades praticas relacionadas ao exercício do poder do estado; sendo assim está intimamente relacionada o conceito de política ao conceito de poder, segundo Bertrand Russerll (1872-1970), filósofo britânico “conjunto dos meios que permite alcançar os fins desejados”.

                   O domínio da natureza pelo homem seria um desses meios o outro é o domínio do homem sobre o próprio homem, o poder político é apenas uma das formas de poder do homem sobre o homem, existe ainda o poder econômico, o ideológico. No poder político é possível valer-se da força como meio para exercer a vontade diante disto, este pode ser considerado o poder supremo, para tanto o poder político conta com o apoio da sociedade, onde por intermédio do estado se exercita as punições quando estas são necessárias, ainda pode se destacar no poder político a universalidade e a inclusividade; o poder político possui limites, porém estes variam de acordo com o tipo de Estado, a política tem como objetivo a ordem pública e a defesa do território nacional e o bem social da população, este assunto mesmo não estando explicito nas conversas diárias é fundamental a vida de todos, pois através da política se constrói a vida da população, não podemos ingenuamente nos abster, cabe a população a discussão e pressão dos governantes.

                   Apesar da importância deste assunto, são poucos os que se interessam em aprofundar-se nele. O motivo desse crescente desinteresse é compreensível, pois vivemos numa sociedade onde uma fração de indivíduos que no seu agir politicamente, procura nada mais, nada menos que beneficiar-se dos arranjos e manobras politicas em benefício proprio ou dos seus "aliados", enquanto o povo é deixado de lado, esquecido. Os nossos governantes não querem cidadãos críticos a analíticos, mas sim "ovelhas" as quais podem guiar e facilmente dominar, com isso garantem sua permanência no poder por longos períodos. Devemos eliminar esse entendimento sobre a política; pobres infelizes os que dizem: "não sou político, odeio política, os políticos são todos iguais, não me envolvo em política" - mal sabem eles que isso é a pura coisa política, estão sendo e agindo como os políticos querem. 

                   A política é a liberdade de se expressar e de ter uma opinião, e ser político significa muito mais que um administrador público, significa ser educado e conhecedor dos seus direitos e deveres enquanto cidadão. A aversão aos assuntos políticos por parte da sociedade em geral pode ser entendida pela repercusão na mídia dos grandes desfalques dos governantes aos cofres públicos, com algumas raras exceções é claro. Afinal ser político hoje em dia, significa muito mais que ter altos salários, e grandes e extensívos benefícios, significa insenção total, impunidade etc. É nos dias atuais uma profissão das melhores.

O homem tem a inteligência e a força para mudar a natureza a seu favor, e só depende dele para que esta mudança seja boa ou má, e isso não é culpa da política, mas daqueles que aplicam seus conhecimentos políticos na sociedade em benefício próprio. Não deve haver imposição, ou uso da força para fazer valer uma idéia individual é contra a ideia política, sucumbe a liberdade.

                   Devemos saber separar os indivíduos que agem apoliticamente da verdadeira essência da palavra "política", e a melhor época para fazer isso é nas eleições, onde eles precisam de você eleitor. Por que todos sabemos que é o único momento que eles se tornam iguais para te convencer que são humanos, honestos e possuem caráter.

 

 

 

Comentários