Confira os sites mais acessados da Paraíba!

Ranking com credibilidade e confiança!

Avalie os políticos da Paraíba!

Você pode ver e votar nos políticos do Estado.

Paulo Guedes deseja fazer uso de 220 bilhões de reais para diminuir dívida pública

Paulo Guedes deseja fazer uso de 220 bilhões de reais para diminuir dívida pública - Otávio Sá Leitão

O pacote de medidas que está para ser proposto por Paulo Guedes, ministro da economia, na semana que vem, deve reformular de um modo geral os fundos públicos que, atualmente, fazem parte do orçamento.

O ministro deseja recolher 220 bilhões de reais que hoje estão parados nesses fundos e fazer uso desse todo esse recurso para auxiliar na redução da dívida pública.

A equipe econômica contou 280 fundos públicos, com recurso financeiro parado, que terá a chance de ser recolhido pelo governo. A análise da equipe econômica é que o dinheiro está engessado e não poderá ser usado para qualquer outra coisa.

 

Diminuir a dívida pública é uma das maiores metas da política econômica do ministro da economia. No mês de setembro, a dívida bruta se encontrou em 5,5 trilhões de reais, e esse montante é equivalente a uma fatia de 79% do Produto Interno Bruto (PIB). O número é tido como muito alto de acordo com a visão dos países emergentes, os quais apresentam média da ordem de 55%.

Os fundos possuem receitas e despesas específicas, as quais têm uma definição de acordo com a lei, onde diversas vezes não são praticadas. O dinheiro só fica parado, com a ausência do gestor de modo que não há um redirecionamento de um investimento para outros fins. Em razão disso, Guedes afirma que é melhor o Congresso definir a cada ano o que fazer com o recurso. É o que o ministro classifica como ‘dar poder à classe política’.

 
 
 
 

Fonte: News Atual

Comentários