Confira os sites mais acessados da Paraíba!

Ranking com credibilidade e confiança!

Ministros Do STF Acumulam 12 Pedidos De Impeachment Engavetados No Senado

Ministros Do STF Acumulam 12 Pedidos De Impeachment Engavetados No Senado - Otávio Sá Leitão

Ao menos 12 pedidos de impeachment contra ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) encontram-se atualmente engavetados no Senado, segundo pesquisa feita pelo UOL com auxílio da assessoria técnica da Casa. O levantamento não considera os dois pedidos apresentados ontem pelo senador Alessandro Vieira (PPS-SE).

Os novos requerimentos foram protocolados na Mesa Diretora em face de Alexandre de Moraes, ministro que censurou reportagem publicada pela revista digital “Crusoé”, e o presidente da Corte, Dias Toffoli, que ordenou abertura de inquérito para investigar supostas ameaças e fake news contra membros do tribunal.

O assunto tem elevado a temperatura no Parlamento nos últimos dias e reacendeu o movimento pró-CPI da Lava Toga, comissão proposta para investigar decisões de tribunais superiores e um suposto “ativismo judicial”.

A iniciativa mobiliza parlamentares governistas e da oposição e representa o capítulo mais emblemático do recente embate entre o Legislativo e o Judiciário. Toffoli e o colega Gilmar Mendes são os ministros campeões de pedidos de impeachment, cada um com quatro. Considerando o pedido enviado ontem à Mesa, Toffoli passa a ser o principal alvo (com cinco). Dos 12 requerimentos engavetados, nove foram apresentados nesse ano. Alguns já contam com parecer da advocacia da Casa, sempre favorável ao arquivamento. Outros, no entanto, continuam paralisados.

Fonte: Via: Noticia Brasil Online

Comentários