A esquerda brasileira criou uma facção criminosa?

A esquerda brasileira criou uma facção criminosa? - Otávio Sá Leitão

No ano de 1978, no presídio Cândido Mendes, na Ilha Grande, a partir do convívio entre presos comuns e militantes dos grupos armados que combatiam o regime militar, dessa forma foi criado a primeira facção brasileira o comando vermelho.

 

A princípio a facção não tinha esse nome, ela era conhecida por falange vermelha, com seu lema “PAZ, JUSTIÇA E LIBERDADE” que é conhecido até hoje nas comunidades carioca. Os principais fundadores foram Willians da Silva Lima, o “Professor”, Paulo César Chaves e Eucanã de Azevedo.

Dessa forma, os presos políticos, que eram oposição do governo da época, e na mesma época o crime explodiu no Brasil, com diversos assaltos aos bancos, com isso os presos comuns e os presos políticos ficavam juntos no presídio Cândido Mendes.

Existe uma teoria que explica o porquê os presos políticos e presos comuns ficaram juntos no mesmo presídio. A intenção do governo de unir todos eram fazer com que o convívio entre eles tivessem uma quebra de intelecto dos presos políticos, mas infelizmente não foi isso que aconteceu.

No mesmo período, a esquerda criou a guerrilha urbana, que eram grupos armados que lutavam contra o governo. O grupo para financiar os seus ataques que eram bastantes comuns, começaram a realizar assaltos a bancos para levantar recursos, dessa forma começou a união com os presos comuns, por um único objetivo levantar recursos.

O jurista e ex-procurador do Ministério Público de Minas Gerais, Rogério Greco, afirma que grupos políticos de esquerda foram responsáveis pela criação da facção criminosa Comando Vermelho.

Vai ver como é o tratamento da esquerda com as organizações criminosas, vai ver como eles lidam com isso, vai ver agora nas comunidades do Rio quem entrou com ação para impedir a polícia de agir!

Jurista

Dessa forma, a proteção de facções criminosas faz parte da história da esquerda que deixara esse legado para o Brasil no decorrer dos anos.

Fonte: Vista Pátria


Participe do nosso grupo MÍDIA LIVRE no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/J1XtopqyAuU1L7NZugWTKb

Comentários