Confira os sites mais acessados da Paraíba!

Ranking com credibilidade e confiança!

Avalie os políticos da Paraíba!

Você pode ver e votar nos políticos do Estado.

Inflação nos Estados Unidos é a maior em 40 anos

Inflação nos Estados Unidos é a maior em 40 anos - Otávio Sá Leitão

O índice de preços ao consumidor nos Estados Unidos (CPI, na sigla em inglês) fechou 2021 em 7%, em relação ao ano anterior — a maior taxa anual no país desde 1982, informou nesta quarta-feira, 12, o Departamento do Trabalho americano.

Em dezembro, o índice subiu 0,5% em relação a novembro (acima do 0,4% esperado pelos economistas).

Com isso, a inflação do país fechou o ano acima da meta de 2% definida pelo Federal Reserve (Fed) — Banco Central americano.

A maior contribuição para o aumento veio de habitação, carros usados e caminhões.

“O índice de alimentação também contribuiu, apesar de ter perdido ritmo nos últimos meses”, apontou o material de divulgação do departamento.

A economia norte-americana está enfrentando uma inflação alta à medida que a pandemia de covid-19 obstrui as cadeias de abastecimento, pressionando o custo de vida dos americanos.

“O primeiro trimestre deve observar um pico de inflação, com preços menores de energia e um declínio na inflação de alimentos e automóveis, permitindo uma alta mais lenta dos preços para o restante do ano”, disse o estrategista-chefe global do JPMorgan, David Kelly, em Nova Iorque.

 

Na terça-feira 11, o presidente do Conselho do Fed, Jerome Powell, em depoimento ao Congresso, disse que estava otimista que as questões da cadeia de suprimentos se aliviariam neste ano e ajudariam a reduzir a inflação.

Fonte: revista oeste.

Comentários