Portal mídia livre 15 anos

Tabata Amaral: A dona do sonho gigante para mudar a educação no Brasil. Confira!

"No Brasil o tamanho do seu sonho e até onde você pode chegar tem cor, gênero e CEP", disse, em entrevista ao HuffPost Brasil.

Tabata Amaral: A dona do sonho gigante para mudar a educação no Brasil. Confira!

Ela chega caminhando tranquila, com seus óculos de armação grossa e um sorriso simpático no rosto. O cabelo na altura dos ombros – "cortei esses dias", conta ela. Antes estava quase na cintura. O tom de voz é baixo e manso. Todos devem falar que ela parece muito jovem – aposto que não aguenta mais esse comentário – mas acena delicadamente com a cabeça quando deixo escapar essa percepção quase como um reflexo. Comenta que, mais tarde, vai mediar uma palestra com "mulheres mais velhas". Na semana anterior, ela é quem estava falando para uma plateia. Acostumou-se com esse lugar de inspiração.

Tabata Amaral, 24 anos, formou-se em Ciências Políticas e Astrofísica em Harvard há dois anos. A jovem nascida na Vila Missionária, periferia de São Paulo, conseguiu bolsa integral na universidade americana, uma das mais prestigiadas do mundo – e em outras cinco nos EUA. Pode até parecer uma história clichê da menina que foi "salva" pela educação, aquela velha conversa de que a mudança está nos jovens e precisa começar a ser feita em sala de aula. Mas foi o que aconteceu.

Via a ciência como uma grande oportunidade para mudar de vida e para mudar a vida da minha família.

CAROLINE LIMA/ESPECIAL PARA O HUFFPOST BRASIL
Filha de um cobrador de ônibus e de uma diarista, ela conta que não conhecia nada além de seu bairro.

A ciência e os estudos foram a grande porta que ela encontrou. "Todas as oportunidades que eu tive foram na área de matemática e ciência. Fui para cinco olimpíadas mundiais e via a ciência como uma grande oportunidade para mudar de vida e para mudar a vida da minha família". Filha de um cobrador de ônibus e de uma diarista, ela conta que não conhecia nada além de seu bairro. Até que participou de uma olimpíada brasileira de matemática de escolas públicas e foi premiada. Ganhou uma bolsa para estudar no Etapa.

Percebi que no Brasil o tamanho do seu sonho e até onde você pode chegar tem cor, gênero e CEP.




Mais Notícias

Quase chegando a hora. Click aqui
Quase chegando a hora. Click aqui

Moro não diz diretamente, mas fala do juiz dá a entender que prisão preventiva de Lula está próxima