Portal mídia livre 15 anos

República de Bananalândia. Click aqui para ver a matéria.

República de Bananalândia

República de Bananalândia. Click aqui para ver a matéria.
Estamos tão metidos no dia a dia das falcatruas, mentiras e politicagens que acabamos perdendo a perspectiva de quanto o país vem se degradando assustadoramente na atual crise política e econômica.

Fora do Brasil, os jornais vêm estampando neste momento, e com bastante destaque, fotos e textos contando sobre a nossa novela terceiro mundista e seus dois personagens principais, Dilma e Eduardo Cunha.

Corrupção e violação de leis existem em toda parte, no mundo inteiro. Mas uma avaliação de fora, algumas vezes beirando o jocoso, faz acordar para o fato de o Brasil estar se superando no tratamento seguinte à descoberta de malfeitos.

Com cadáveres políticos empurrando o país para uma cova cada vez mais funda.

A realidade horrível para quem está dentro, sofrendo uma recessão de -3% do PIB, inflação de quase dois dígitos e forte desvalorização da moeda, é quase surreal para quem nos vê de fora. A pergunta parece ser: o que esses caras estão esperando?

Eduardo Cunha foi beneficiário de desvios do Petrolão e mentiu em uma CPI sobre ter dinheiro fora do país.

Agora, comanda o processo que pode derrubar uma presidente que se diz "ilibada". Mas que violou as contas públicas sob a justificativa de pagar, no ano da sua reeleição, benefícios sociais que contam muito eleitoralmente em um país tão pobre.

Pode-se considerar que a degradação atual seja um processo político normal dentro das regras mundiais da politicagem. Onde se agarrar ao poder é o que importa. Até que a coisa fique realmente insustentável e as nuvens mudem, derrubando uns e preservando outros.

Mas e o resto do país? Estamos em meados de outubro e não existe nenhuma solução aparente para nosso problema de fundo: não há dinheiro para fechar as contas, já estouradas. E as coisas não vão parar de piorar sem arrumar isso. Ponto.

A dívida pública vai continuar subindo, levando dólar, inflação e piora da grave recessão juntos? Com o resto do Congresso e oposição patrocinando o rumo à terra arrasada e a um empobrecimento geral?

A coisa caminha para isso. E ninguém parece se importar muito.

Mais Notícias

Renato reduz pedido pela metade e fica, Leia mais
Renato reduz pedido pela metade e fica, Leia mais

Renato confidenciou seu maior sonho. Conquistar como Técnico do Grêmio, Libertadores e Mundial, merecendo estátua na Arena.

 Trump promete, reabrir investigações do 11 de Setembro e provocar uma revolução . Click aqui
Trump promete, reabrir investigações do 11 de Setembro e provocar uma revolução . Click aqui

Quinze anos após o massacre abalou os EUA, o presidente eleito dos EUA prometeu que irá reabrir a investigação sobre o ataque que vitimou fatalmente 2996 pessoas e feriu outras 6000