Portal mídia livre 15 anos

Quando começará o expurgo NA ESQUERDA no Facebook e Twitter?

A direita foi censurada no Twitter e fez a hashtag #DireitaAmordaçada. Sempre alegam um suposto "discurso de ódio". E as toneladas de ameaças de morte que esquerdistas fazem?

Quando começará o expurgo NA ESQUERDA no Facebook e Twitter?

Após mais de 100 perfis exclusivamente de direita no Twitter terem sido suspensos nesta terça (7) sem nenhuma explicação por parte do Twitter Brasil, deixando a hashtag #DireitaAmordaçada no topo dos assuntos mais comentados, resta uma dúvida séria: quando perfis de esquerda serão suspensos?

PUBLICIDADE

 

Foi uma orquestração muito grande, sob silêncio quase completo da grande mídia, que apenas um lado tenha sido censurado, sem nenhuma justificativa. Uma empresa estrangeira atuando em solo brasileiro de maneira a manipular o debate político e influenciar as eleições sem nem tentar disfarçar com um bloqueio temporário de meia hora em meia dúzia de perfis irrelevantes de esquerda.

Os expurgos stalinistas contaram com a velha aliada de sempre: a mídia tão dócil não apenas a esquerdistas, mas às suas causas, termos e métodos de silenciamento e censura.

Sem apresentar os motivos e “comentar casos específicos”, o Twitter se pronunciou apenas afirmando que comportamentos suspeitos de violação às regras estão sujeitos às medidas cabíveis.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“As Regras do Twitter estabelecem os conteúdos e comportamentos permitidos na plataforma, no intuito de proteger a experiência e a segurança dos usuários”, disse. Entre as restrições previstas, segundo a plataforma estão “a alteração temporária da conta para o modo somente leitura até que sejam feitas as verificações necessárias pelo usuário.”

É curioso como “os conteúdos permitidos na plataforma” parecem incluir apenas conteúdos de esquerda. Sem apontar para algum tweet ou algo postado que possa ter afetado alguma hipersensibilidade momentânea, ficamos apenas com generalizações sobre “condutas inadequadas”. Ora, se apenas perfis de direita, que postam conteúdo de direita, e todos possuem conexão entre si, parece que o único conteúdo que foi proibido pelo Twitter foi não concordar politicamente com o gestor em questão. Ou ele poderia apontar o tal comportamento proibitivo?

PUBLICIDADE

 

Talvez quem possa responder a tal questão seja a jornalista da Rádio Gaúcha e da Zero Hora (dois veículos com maioria absoluta de jornalistas de esquerda) Rosane de Oliveira. Foi ela quem tentou dar uma “explicação” para a censura, dizendo que “é contra, mas…” (as always), e aparentemente mostrando familiaridade com o expurgo de direitistas. Mas, novamente, o motivo fica escondido.

Rosane de Oliveira@rosaneoliveira

O Twitter está fazendo uma limpeza nas contas de robôs que consegue identificar. Alguns "robôs" de carne e osso e maus sentimentos, que abusaram do direito de agredir e usar palavrões, estão sendo notificados para que se identifiquem. É o microblog querendo civilidade na rede.

19:24 - 7 de ago de 2018

Informações e privacidade no Twitter Ads

 

Rosane de Oliveira@rosaneoliveira

Jamais defenderei a censura, mas o Twitter e Facebook têm regras com as quais a gente concorda quando cria um perfil. Se descumpriu, é direito deles bloquear, da mesma forma que é direito meu e seu bloquear os robôs que semeiam ódio e agressões. Civilidade na rede.

20:54 - 7 de ago de 2018

Informações e privacidade no Twitter Ads

 

Apesar de falar em “robôs”, que, por óbvio, seriam perfis falsos que não teriam como reclamar, Rosane foi rápida em admitir que eram na verdade “robôs de carne e osso”. Como era esperando, que teriam “abusado do direito” (sic) de agredir e usar palavrões (sic²). Também fala em “maus sentimentos”.

Não há nas regras no Twitter nada que proíba palavrões ou “maus sentimentos”, o que significa não apenas um poder arbitrário imenso nas mãos de quem venha a controlar os expurgos (pessoa de quem ninguém deve ter ouvido falar), além do uso de regras inventadas ad hoc de seu próprio estro. E sem avisar usuários de que eles estão proibidos de falar palavrões ou terem “maus sentimentos”, podem se sentir lesados em seu direito à livre expressão.

Rosane de Oliveira ainda tentou explicar:

Rosane de Oliveira@rosaneoliveira

Esquerda, direita, centro... Semeou discurso de ódio está contrariando as regras do Twitter. Vou colaborar com o Twitter e dar o link do endereço onde essas regras estão bem claras: https://about.twitter.com/pt/safety/enforcing-our-rules.html …

20:58 - 7 de ago de 2018