Portal mídia livre 15 anos

NÃO É SUA CULPA

Ameaças de vazamentos de fotos íntimas atingem, sobretudo, mulheres e meninas nas redes sociais.

NÃO É SUA CULPA

Uma jovem de apenas 15 anos decidiu tirar a própria vida após sofrer ameaças de vazamentos de fotos íntimas. A morte de Karen Saifer, em novembro de 2017, expõe as consequências trágicas dos dos crimes online.

Em busca de proteção para essas vítimas, e num esforço para que esse tipo de violência não continue a ocorrer, a ONG SaferNet, que atua na defesa de direitos humanos na internet, em parceria com o Twitter e com o Facebook, dá início nesta terça-feira (15) a campanha Sextorsão: não é sua culpa.

O termo sextorsão vem da união das palavras "sexo" e "extorsão". De acordo com Juliana Cunha, coordenadora psicossocial da organização, o conceito categoriza de forma mais clara o problema que atinge, principalmente, mulheres e meninas - elas somam 69% dos casos atendidos pela ONG.

"Muitas das vítimas que procuram a SaferNet relatam sofrer ameaças, e a ameaça em si já é uma violência. As chantagens têm o propósito de obter mais imagens, um encontro presencial ou querem que quantias sejam pagas para que não ocorra o vazamento", explica em entrevista ao HuffPost Brasil.

Só em 2017, a ONG SaferNet recebeu 63.698 denúncias anônimas de cyber crimes envolvendo 32.936 páginas distintas. O crime mais denunciado foi a pornografia infantil, com 20.975 relatos, um aumento de 18,87% em relação a 2016.