Portal mídia livre 15 anos

Maior erro de Lula foi usar o BNDES para beneficiar empresários amigos. Click aqui

Corruptos amigos

Maior erro de Lula foi usar o BNDES para beneficiar empresários amigos. Click aqui

Um dos maiores erros de Lula foi se ligar aos grandes empreiteiros  e a empresários do tipo grupo X, um campeão nacional às avessas. Além da Odebrecht e outros gigantes da construção civil, as empresas de Eike Batista e outros aventureiros, como Walter Faria, da cervejaria Itaipava, receberam muito dinheiro estatal vindo do BNDES, cujo S de social é sem dúvida alguma a maior piada do século. Essa caixa preta precisa ser aberta ao distinto público. Quando esse milagre ocorrer, todos ficarão estarrecidos. No entanto, a sinergia entre o público e o privado montou uma corrente inquebrantável para impedir que a verdade venha à tona.

No caso das empreiteiras, ocorre na prática o seguinte: O governo coloca suas obras no mercado de leilão. Os empresários se unem em consórcio e vencem as licitações com pequeno ágio fictício. Depois pedem montanhas de dinheiro em aditivos contratuais, para tocarem as obras com recursos públicos fornecidos pelo BNDES a juros subsidiados.

Na hora de quitar as outorgas, choram o leite derramado sob a alegação de desequilíbrio nos contratos. Não pagam e pedem ao governo mais financiamento, redução do valor pactuado e alongamento do prazo de financiamento.

JUROS SUBSIDIADOS – O governo captava (e ainda capta) dinheiro no mercado, com juros de 14%, e repassava para o caixa do BNDES que emprestava para empreiteiras a 6% ao ano (recentemente, aumentaram para 7,5% ao ano, mas continua abaixo da inflação). A diferença quem paga somos nós, o distinto público contribuinte.

Isso tudo com o beneplácito de deputados e senadores ligados às empreiteiras, que recebem gordos recursos de campanha, que chamam ironicamente de caixa dois.

Que vergonha este país de homens públicos melífluos e mentirosos. Assim, a nação tende a andar eternamente na contramão da sua natureza de país do futuro.

Mais Notícias

Lula faz o diabo e trama com 30 senadores pra enfiarem 'novas eleições'. Moro precisa agir rápido. Click e entre no site
Lula faz o diabo e trama com 30 senadores pra enfiarem 'novas eleições'. Moro precisa agir rápido. Click e entre no site

Lula segue impune, faz o diabo e trama com 30 senadores vira-casacas não apenas para tentar salvar Dilma no Impeachment, mas para enfiar a 'baléla' 'novas eleições', goela abaixo no povo.