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7 COISAS QUE OS NUTRICIONISTAS QUEREM QUE VOCÊ SAIBA SOBRE A PERDA DE PESO

Confira!

7 COISAS QUE OS NUTRICIONISTAS QUEREM QUE VOCÊ SAIBA SOBRE A PERDA DE PESO

Com certeza você já seguiu uma dieta. Emagrecer é um longo processo que requer bastante persistência e paciência. Não é novidade que ter uma alimentação saudável e equilibrada é um dos grandes segredos para o emagrecimento, embora muitas pessoas esqueçam de alguns hábitos essenciais para a perda de peso.

O nutricionista desenvolve um papel muito importante pois auxilia na escolha dos alimentos certos de acordo com as necessidades e rotina de seu paciente. Muito se fala sobre qual é o melhor alimento ou a melhor dieta a seguir, mas é sempre importante ouvir a opinião desse profissional. Para lhe deixar mais informado a respeito da perda peso, reunimos algumas verdades que todo nutricionista gostaria que você soubesse:

1. Você não precisa abrir mão de comer as coisas que gosta

Seguir uma dieta nem sempre é fácil. Contudo, não é necessário parar de comer alguns alimentos que você ama. É claro que se você deseja emagrecer, seus hábitos alimentares deverão mudar. Ter uma refeição livre durante a semana não vai fazer você engordar. É essencial ter controle na quantidade e qualidade dos alimentos que ingere. Lembre-se que o equilíbrio é o maior aliado de uma dieta.

 2. Os carboidratos não são vilões

Ao contrário do que muitos pensam, o carboidrato tem grande importância para o funcionamento do organismo pois garantem a energia necessária para que o nosso corpo funcione bem. Abolir o consumo do nutriente pode fazer mal a sua saúde.  Para ter uma alimentação saudável é recomendado que 60% do total das calorias ingeridas em cada refeição sejam compostas por carboidratos, 25% por gorduras e 15% por proteínas. Os nutricionistas indicam o consumo dos carboidratos mais "saudáveis" como arroz integral, aveia, abóbora, grão-de-bico, batata, mandioca. A dica é consumi-los na quantidade certa.

3. Deixe de lado o hábito de contar calorias

Os nutricionistas em geral não concordam que contar calorias seja uma boa estratégia para quem está seguindo uma dieta. O fato de você comer menos calorias, não quer dizer que você vai emagrecer mais rápido. Segundo a nutricionista clínica e esportiva Dania Sanchéz Flores, "a ciência da nutrição vai muito além da contagem de calorias. Precisamos observar a saúde do paciente como um todo, desequilíbrios estruturais e hormonais, saúde intestinal, alterações imunológicas e interação corpo-mente". Além disso, contar calorias é um hábito que deixa as pessoas paranoicas, estimulam a ansiedade e, logo, podem nos fazer comer mais.

 4. Comer várias vezes ao dia ajuda a emagrecer

Com certeza você já ouviu falar que é recomendado comer de 3 em 3 horas. Acredite, esse hábito pode te ajudar a perder peso. O emagrecimento acontece porque nosso metabolismo acelera, causando a queima de calorias. É claro que você deve respeitar seu organismo, mas ficar sem comer durante muitas horas pode causar hipoglicemia, estresse, mau humor, fraqueza, e adivinhe? Lentidão do metabolismo. Para não extrapolar, você deve levar sempre em conta quais alimentos ingerir e sua quantidade.

5. Beber água é essencial

Se existe uma regra básica em todas as dietas feitas por nutricionistas com certeza é beber bastante água. Esse hábito além de ser fundamental para a hidratação do corpo, é um grande aliado do emagrecimento pois influencia no bom funcionamento do intestino, na absorção dos nutrientes, diminui a retenção de líquido e ajuda a eliminar impurezas do nosso organismo.

6. Tenha cuidado com as dietas da moda

Toda hora surgem dietas novas que prometem nos deixar com um físico exemplar. Algumas prometem o feito em um curto período de tempo. Parece ser bastante tentador, mas não quer dizer que vai funcionar para você. Cada organismo reage de uma forma, isso quer dizer que você precisa de nutrientes presentes em alimentos específicos. As dietas da moda podem trazer prejuízos à saúde e em alguns casos, ocorre o indesejado efeito sanfona. A dieta é bastante individual pois é feita de acordo com seus hábitos, necessidades e rotina. Portanto, procurar um nutricionista e seguir a dieta que ele recomendar é o melhor a se fazer.

7. A balança nem sempre diz a verdade sobre o seu peso

A balança é inimiga de muitas pessoas que estão em um processo de emagrecimento. Todavia, o que muitas pessoas desconhecem é que os números não significam que houve alterações significativas no peso. Se você está seguindo uma dieta, praticando exercícios e não percebe mudanças na balança, não se assuste. Muitas vezes, perdemos medidas e sem perder peso pois o que ocorre é a substituição da massa gorda do corpo por massa magra. Não se prenda aos valores da balança. Experimentar roupas que não estavam lhe servindo antes pode ser uma boa forma de avaliar como está sendo sua evolução.

Isabela Araujo