Portal mídia livre 15 anos

Por Rauni Vita . Click e veja

Estado de Direito.

 Por Rauni Vita . Click e veja

Estamos vivendo um tempo estranho... Pessoas que supostamente defendem um Estado Democrático de Direito condenando outras por defenderem que fatos sejam investigados.
Estado Democrático de Direito não é só "Democrático", é também de "Direito"... E a democracia não se restringe à urna, pois são fundamentais os freios e contrapesos para coibir os abusos; isso nós aprendemos em qualquer doutrina histórica decente.
No nosso Estado Democrático de Direito, a Constituição Federal prevê que em caso de qualquer suspeita fundada, e acompanhada de provas indiciárias, até mesmo a autoridade máxima da Nação deve ser investigada - nem o "Príncipe" está acima da Lei. 
E a forma prevista pela Constituição para apurar tais indícios é justamente o pedido de abertura de impeachment - sim, o impeachment é um processo de investigação das autoridades, e não um ato de força de subtração sumaríssima de mandato, pois será concedida a ampla defesa, com os meios a ela inerentes.
Não dá para entender tanta acusação de "golpe" a um pedido de abertura de investigação. Golpe é jogar indícios para debaixo do tapete presidencial, como se nada estivesse acontecendo.
No final, saberemos se existiram crimes ou não. Simples assim.
Com isso, não significa que estou a defender a obtenção ilegal de provas ou abuso do Judiciário (pelo contrário, já manifestei diversas vezes o mais absoluto repudio por tais práticas), uma coisa não tem nada a ver com a outra, mas isso não significa que possamos dar carta branca para qualquer pessoa possa fazer o que queira com o país - nem a mais alta autoridade.
A grande verdade é que o país precisa ser passado a limpo.

Rauni Vita.

Vice presidente da OAB PB

Mais Notícias